[Resenha] «Coisa de Rico», de Michel Alcoforado (Todavia, 2025)


“O choque despertou meu interesse em responder à pergunta fundamental: o que faz um rico, rico no Brasil?” – «Coisa de Rico», de Michel Alcoforado (Todavia, 2025).

O livro Coisa de rico: A vida dos endinheirados brasileiros, de Michel Alcoforado, foi um dos importantes lançamentos da editora Todavia em 2025. Com uma escrita envolvente, o antropólogo brasileiro revela ao leitor o universo dos ricos e super-ricos no Brasil. São 240 páginas de trabalho etnográfico que fazem com que um tema, por vezes tido como “fútil”, presente nas revistas de fofoca ou em programas pitorescos da televisão aberta, passe agora pelo crivo das Ciências Sociais: “O argumento da tese faz sentido; trata-se de um fenômeno social facilmente identificável aos olhos dos presentes.”

Aprendemos com Alcoforado que os ricos brasileiros são ricos em relação a outros ricos. Um rico nunca se vê como rico. O maior medo dos ricos é o de ser pobre. A diferença entre ricos tradicionais e ricos emergentes. O poder imaginativo do dinheiro e os objetos distintivos da riqueza. E que até nomes como João Moreira Salles, um dos cineastas mais abastados do planeta, com fortuna estimada em 4,9 bilhões de dólares, considera-se “classe média”. O livro reacendeu em mim o interesse pela Antropologia, permitindo-me refletir sobre o quanto esse saber se faz necessário para a compreensão da realidade de nosso país.


REFERÊNCIA

ALCOFORADO, Michel. Coisa de rico: a vida dos endinheirados brasileiros. São Paulo: Todavia, 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *